Os alunos constroem e programam um protótipo de monitorização da qualidade do ar, recorrendo a Arduino, sensor de gases, diodo emissor de luz (led) de aviso e buzzer. O…
Os Laboratórios de Educação Digital do Tipo 2 (LED 2) são constituídos pelas seguintes três áreas: a Área Comum, a Área da Programação e Robótica e a Área das Artes e Multimédia.
Notas comuns:
Todos os equipamentos que compõem cada Laboratório de Educação Digital (LED) são obrigatoriamente instalados em sala/espaço determinada/o para o efeito pelo Agrupamento de Escolas/ Escola não Agrupada (AE/EnA), devendo este espaço estar devidamente identificado através:
Qualquer alteração da/o sala/espaço determinada/o pelo AE/EnA e registada/o na plataforma para fixar o Laboratório de Educação Digital (LED) requer a prévia autorização da SGEC, o que implicará a aceitação da fundamentação para essa alteração de localização, bem como a comprovação das devidas atualizações no que se refere ao cartaz PRR e ao registo no SIO.
Os Laboratórios de Educação Digital (LED), e seus equipamentos integrantes, destinam-se exclusivamente a serem utilizados para fins do processo de ensino-aprendizagem, de todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, nas várias vias cientifico-humanísticas ou profissionalizantes.
Os LED visam ser espaços de suporte à aprendizagem, que possibilitem a integração das tecnologias digitais e que proporcionem a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos especializados, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.
Os alunos constroem e programam um protótipo de monitorização da qualidade do ar, recorrendo a Arduino, sensor de gases, diodo emissor de luz (led) de aviso e buzzer. O…
Os alunos utilizam o micro:bit para criar um contador de passos digital, semelhante a um pedómetro. Programam o acelerómetro para registar o número de passos e transmitem os…
Os alunos procuram conhecer as dimensões reais do campo de futebol da escola, utilizando o Micro:bit para registar passos e transformar esses dados em medidas concretas. Com…
Os alunos fazem uma pesquisa sobre o Entrudo de Lazarim e, com recurso aos equipamentos LED, documentam e recriam estas tradições. Em grupo, gravam entrevistas e produzem…
Os alunos do 9.º ano recriam a viagem de Vasco da Gama a partir da leitura de Os Lusíadas. Pesquisam informações sobre a rota da armada e selecionam estâncias que descrevem…
Os alunos investigam como calcular o perímetro da circunferência, através da construção e programação de um robô explorador. Em grupos, são desafiados a imaginar-se numa missão…
Os alunos do 5.º ano, no âmbito da disciplina de Português, leem e exploram a obra A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner, e para além disso, consolidam aprendizagens sobre…
Alunos do 9.º ano, no âmbito da disciplina de TIC, recriam uma dança medieval, no contexto da celebração dos 900 anos da entrega do Foral de Ponte de Lima, através da…
Os alunos do 6.º ano exploram conceitos de geometria e medida (ângulos e medição de distâncias) através da programação de um robô mBot2. Em pequenos grupos, começam por…
Os alunos identificam um problema real no charco da escola: a evaporação da água nos meses de calor prejudica os seres vivos e exige reposição com água da rede, com impacto a…
Neste cenário, os alunos constroem e programam uma garra robótica com recurso ao kit LEGO® Education SPIKE™ Prime. A garra é utilizada como ferramenta para recolher e…
Os alunos irão criar um caixote do lixo automático com Arduino Uno. O sistema usará sensores de proximidade para detetar objetos e acionar um motor que abre a tampa…
Pretende-se que os alunos, em equipa, explorem problemas reais alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvendo soluções digitais inovadoras. Com…
Este cenário de aprendizagem promove um ambiente inclusivo e participativo, permitindo que todos os alunos contribuam e se envolvam na criação de memórias visuais da comunidade…
Com o objetivo de consciencializar e capacitar os alunos para a importância da segurança digital e a promoção de boas práticas no uso da Internet e das tecnologias digitais, os…
Vídeo explicativo sobre a utilização do programa 3D Builder para converter uma figura 2D em 3D, obtendo o ficheiro no formato STL.
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O professor Ricardo Carvalho, do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa, explica como utilizar a ferramenta Tinkercad, uma plataforma web gratuita que…
Os vídeos a seguir mostram momentos das atividades realizadas pelos alunos do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas durante a apresentação intermédia do seu projeto. Neste…
O cenário de aprendizagem "Telejornal: da notícia ao vídeo", que vimos anteriormente, foi inspirado em várias práticas pedagógicas do próprio Agrupamento de Escolas de Freixo,…
Consulte o vídeo seguinte, partilhado pelo Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, que mostra como utilizar o microfone de lapela, e explica como fazer a ligação do emissor…
Consulte o vídeo seguinte, partilhado pelo Agrupamento de Escolas de Freixo, que mostra a montagem de equipamento áudio.
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Consulte o vídeo seguinte, partilhado pelo Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, que explica como adicionar o texto no software do Teleponto e como utilizar o comando…
Consulte o vídeo seguinte, partilhado pelo Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, que mostra o processo de instalação do teleponto. A explicação abrange os equipamentos…
Consulte o vídeo seguinte, partilhado pelo Agrupamento de Escolas de Freixo, que mostra a montagem do Teleponto.
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O Clipchamp é uma ferramenta de edição de vídeo online que foi lançada em 2014, posteriormente adquirida pela Microsoft em 2021. Desenvolvido para simplificar o…
O CapCut é uma ferramenta de edição de vídeo desenvolvida pela ByteDance, a mesma empresa responsável pelo TikTok. Ganhou popularidade por oferecer uma interface intuitiva e…
Neste vídeo, a professora Fátima Martins, docente do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa, partilha a implementação do Cenário de Aprendizagem "Modelos de Células…
O Tinkercad não só permite a modelagem, como também a partilha e a colaboração em projetos, facilitando a inovação e a troca de ideias entre educadores e estudantes de todo o…
O Thingiverse, por exemplo, é uma das maiores comunidades online, oferecendo uma vasta biblioteca de modelos 3D que os utilizadores podem descarregar, modificar e…
Vídeo de implementação do cenário de aprendizagem "Escher 3D - Isometrias", pelo professor Jorge Carvalho, do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto. No vídeo, é possível ver os…
Recorrendo à construção de modelos de células e à impressão 3D, pretende-se que os alunos distingam células procarióticas de células eucarióticas (animais e vegetais),…
Os alunos ligam e configuram sensores de água, de luz e de temperatura para monitorizar e manter a saúde das plantas. Ao longo do projeto, registam e analisam dados sobre a…
Os alunos realizam um vídeo documentário com elementos da comunidade educativa (alunos, professores, pais, …) que tenham vivenciado um processo de migração, evidenciando a sua…
Os alunos realizam um pequeno vídeo que demonstra a adição de frações, de forma visual, com recurso à plataforma de aprendizagem interativa Mathigon.
Os alunos são desafiados a criar entrevistas a figuras históricas que se tenham destacado na sua área. A escolha destas figuras estará a cargo dos…
Pretende-se que os alunos reconheçam figuras semelhantes e estudem as relações entre essas figuras. Os alunos utilizam um software de modelação para…
Os alunos, em grupo, consultam fontes fidedignas, selecionam três notícias do mundo e três notícias da escola, e reescrevem-nas para o formato Televisão. Cada equipa, composta…
Pretende-se que os alunos promovam uma campanha de sensibilização sobre a importância de um turismo sustentável na sua região, considerando um uso adequado dos recursos…
Pretende-se que os alunos descubram a relação entre o alcance e a aerodinâmica de um projétil lançado horizontalmente recorrendo ao método investigativo.
Pretende-se que os alunos façam uma revisão das obras literárias abordadas ao longo do 12.º ano de escolaridade, sintetizando os conhecimentos adquiridos. Elaboram questões que…
Pretende-se que os alunos procedam à captura de imagens, áudios e vídeos com vista à criação/edição de um projeto de vídeo, com base num guião, tendo presente as várias…
A atividade consiste na produção de um vídeo visando celebrar os 50 anos de liberdade. Procura-se retratar o 1.º dia de liberdade pós-25 de abril de 1974 numa escola. Para tal…
Os alunos, em grupo, consultam fontes fidedignas, selecionam três notícias do mundo e três notícias da escola, e reescrevem-nas para o formato Televisão. Cada equipa, composta…
Os alunos realizam um vídeo sobre uma Área Protegida, caracterizando-a e destacando o papel das espécies-chave e dos serviços dos ecossistemas. Neste vídeo também são abordadas…
Os alunos realizam um pequeno vídeo que relaciona a aplicação do conteúdo de “Trigonometria” a situações concretas de várias áreas do saber: da Matemática, da Astronomia, da…
Pretende-se que os alunos criem artefactos, programas e peças 3D, bem como, utilizem placas Micro:bit, que permitam simular e testar uma interação com o mundo real, como, por…
Pretende-se que os alunos reflitam sobre os desafios para Portugal, decorrentes do alargamento da União Europeia a novos membros, no contexto das políticas europeias, sendo…
Pretende-se que os alunos explorem as características dos países lusófonos que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os alunos analisam questões…
Os alunos aprendem a identificar e a expressar emoções numa língua estrangeira, recorrendo à impressão 3D de diferentes emojis.
Pretende-se que os alunos construam e imprimam um quadrante náutico, explorando os conceitos de ângulo orientado e respetiva amplitude no círculo trigonométrico. Procura-se…
Esta atividade combina aprendizagem invertida, colaboração em grupo e permite que os alunos explorem e compreendam a anatomia e a fisiologia do rim de um mamífero. O uso da…
Os alunos elaboram um trabalho de projeto (formulação de um problema, planificação, realização de pesquisas, recolha de informações e dados, análise e interpretação de…
Esta atividade combina pesquisa, aprendizagem prática e colaboração em grupo, permitindo que os alunos explorem e compreendam a síntese de proteínas.
Esta atividade combina pesquisa, aprendizagem prática e colaboração em grupo, permitindo que os alunos explorem e compreendam a estrutura e constituição da molécula de DNA. O…
Pretende-se que os alunos ilustrem a morfologia dos fundos oceânicos e que a explorem através da impressão 3D. Os alunos compreendem a morfologia dos fundos oceânicos e…
Os alunos criam sólidos geométricos, através de um programa de geometria dinâmica, e com base nos modelos impressos em 3D, reconhecem o significado de fórmulas para o cálculo…
Pretende-se que os alunos explorem as Isometrias a partir da manipulação de peças impressas em 3D numa pavimentação ilustrada numa folha de papel, por exemplo, de M. C. Escher…