Vídeo explicativo sobre a utilização do programa 3D Builder para converter uma figura 2D em 3D, obtendo o ficheiro no formato STL.
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Os Laboratórios de Educação Digital do Tipo 2 (LED 2) são constituídos pelas seguintes três áreas: a Área Comum, a Área da Programação e Robótica e a Área das Artes e Multimédia.
Notas comuns:
Todos os equipamentos que compõem cada Laboratório de Educação Digital (LED) são obrigatoriamente instalados em sala/espaço determinada/o para o efeito pelo Agrupamento de Escolas/ Escola não Agrupada (AE/EnA), devendo este espaço estar devidamente identificado através:
Qualquer alteração da/o sala/espaço determinada/o pelo AE/EnA e registada/o na plataforma para fixar o Laboratório de Educação Digital (LED) requer a prévia autorização da SGEC, o que implicará a aceitação da fundamentação para essa alteração de localização, bem como a comprovação das devidas atualizações no que se refere ao cartaz PRR e ao registo no SIO.
Os Laboratórios de Educação Digital (LED), e seus equipamentos integrantes, destinam-se exclusivamente a serem utilizados para fins do processo de ensino-aprendizagem, de todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, nas várias vias cientifico-humanísticas ou profissionalizantes.
Os LED visam ser espaços de suporte à aprendizagem, que possibilitem a integração das tecnologias digitais e que proporcionem a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos especializados, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.
Vídeo explicativo sobre a utilização do programa 3D Builder para converter uma figura 2D em 3D, obtendo o ficheiro no formato STL.
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O professor Ricardo Carvalho, do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa, explica como utilizar a ferramenta Tinkercad, uma plataforma web gratuita que…
Os vídeos a seguir mostram momentos das atividades realizadas pelos alunos do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas durante a apresentação intermédia do seu projeto. Neste…
O cenário de aprendizagem "Telejornal: da notícia ao vídeo", que vimos anteriormente, foi inspirado em várias práticas pedagógicas do próprio Agrupamento de Escolas de Freixo,…
Consulte o vídeo seguinte, partilhado pelo Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, que mostra como utilizar o microfone de lapela, e explica como fazer a ligação do emissor…
Consulte o vídeo seguinte, partilhado pelo Agrupamento de Escolas de Freixo, que mostra a montagem de equipamento áudio.
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Consulte o vídeo seguinte, partilhado pelo Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, que explica como adicionar o texto no software do Teleponto e como utilizar o comando…
Consulte o vídeo seguinte, partilhado pelo Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, que mostra o processo de instalação do teleponto. A explicação abrange os equipamentos…
Consulte o vídeo seguinte, partilhado pelo Agrupamento de Escolas de Freixo, que mostra a montagem do Teleponto.
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O Clipchamp é uma ferramenta de edição de vídeo online que foi lançada em 2014, posteriormente adquirida pela Microsoft em 2021. Desenvolvido para simplificar o…
O CapCut é uma ferramenta de edição de vídeo desenvolvida pela ByteDance, a mesma empresa responsável pelo TikTok. Ganhou popularidade por oferecer uma interface intuitiva e…
Neste vídeo, a professora Fátima Martins, docente do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa, partilha a implementação do Cenário de Aprendizagem "Modelos de Células…
O Tinkercad não só permite a modelagem, como também a partilha e a colaboração em projetos, facilitando a inovação e a troca de ideias entre educadores e estudantes de todo o…
O Thingiverse, por exemplo, é uma das maiores comunidades online, oferecendo uma vasta biblioteca de modelos 3D que os utilizadores podem descarregar, modificar e…
Vídeo de implementação do cenário de aprendizagem "Escher 3D - Isometrias", pelo professor Jorge Carvalho, do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto. No vídeo, é possível ver os…
Recorrendo à construção de modelos de células e à impressão 3D, pretende-se que os alunos distingam células procarióticas de células eucarióticas (animais e vegetais),…
Os alunos ligam e configuram sensores de água, de luz e de temperatura para monitorizar e manter a saúde das plantas. Ao longo do projeto, registam e analisam dados sobre a…
Os alunos realizam um vídeo documentário com elementos da comunidade educativa (alunos, professores, pais, …) que tenham vivenciado um processo de migração, evidenciando a sua…
Os alunos realizam um pequeno vídeo que demonstra a adição de frações, de forma visual, com recurso à plataforma de aprendizagem interativa Mathigon.
Os alunos são desafiados a criar entrevistas a figuras históricas que se tenham destacado na sua área. A escolha destas figuras estará a cargo dos…
Pretende-se que os alunos reconheçam figuras semelhantes e estudem as relações entre essas figuras. Os alunos utilizam um software de modelação para…
Os alunos, em grupo, consultam fontes fidedignas, selecionam três notícias do mundo e três notícias da escola, e reescrevem-nas para o formato Televisão. Cada equipa, composta…
Pretende-se que os alunos promovam uma campanha de sensibilização sobre a importância de um turismo sustentável na sua região, considerando um uso adequado dos recursos…
Pretende-se que os alunos descubram a relação entre o alcance e a aerodinâmica de um projétil lançado horizontalmente recorrendo ao método investigativo.
Pretende-se que os alunos façam uma revisão das obras literárias abordadas ao longo do 12.º ano de escolaridade, sintetizando os conhecimentos adquiridos. Elaboram questões que…
Pretende-se que os alunos procedam à captura de imagens, áudios e vídeos com vista à criação/edição de um projeto de vídeo, com base num guião, tendo presente as várias…
A atividade consiste na produção de um vídeo visando celebrar os 50 anos de liberdade. Procura-se retratar o 1.º dia de liberdade pós-25 de abril de 1974 numa escola. Para tal…
Os alunos, em grupo, consultam fontes fidedignas, selecionam três notícias do mundo e três notícias da escola, e reescrevem-nas para o formato Televisão. Cada equipa, composta…
Os alunos realizam um vídeo sobre uma Área Protegida, caracterizando-a e destacando o papel das espécies-chave e dos serviços dos ecossistemas. Neste vídeo também são abordadas…
Os alunos realizam um pequeno vídeo que relaciona a aplicação do conteúdo de “Trigonometria” a situações concretas de várias áreas do saber: da Matemática, da Astronomia, da…
Pretende-se que os alunos criem artefactos, programas e peças 3D, bem como, utilizem placas Micro:bit, que permitam simular e testar uma interação com o mundo real, como, por…
Pretende-se que os alunos reflitam sobre os desafios para Portugal, decorrentes do alargamento da União Europeia a novos membros, no contexto das políticas europeias, sendo…
Pretende-se que os alunos explorem as características dos países lusófonos que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os alunos analisam questões…
Os alunos aprendem a identificar e a expressar emoções numa língua estrangeira, recorrendo à impressão 3D de diferentes emojis.
Pretende-se que os alunos construam e imprimam um quadrante náutico, explorando os conceitos de ângulo orientado e respetiva amplitude no círculo trigonométrico. Procura-se…
Esta atividade combina aprendizagem invertida, colaboração em grupo e permite que os alunos explorem e compreendam a anatomia e a fisiologia do rim de um mamífero. O uso da…
Os alunos elaboram um trabalho de projeto (formulação de um problema, planificação, realização de pesquisas, recolha de informações e dados, análise e interpretação de…
Esta atividade combina pesquisa, aprendizagem prática e colaboração em grupo, permitindo que os alunos explorem e compreendam a síntese de proteínas.
Esta atividade combina pesquisa, aprendizagem prática e colaboração em grupo, permitindo que os alunos explorem e compreendam a estrutura e constituição da molécula de DNA. O…
Pretende-se que os alunos ilustrem a morfologia dos fundos oceânicos e que a explorem através da impressão 3D. Os alunos compreendem a morfologia dos fundos oceânicos e…
Os alunos criam sólidos geométricos, através de um programa de geometria dinâmica, e com base nos modelos impressos em 3D, reconhecem o significado de fórmulas para o cálculo…
Pretende-se que os alunos explorem as Isometrias a partir da manipulação de peças impressas em 3D numa pavimentação ilustrada numa folha de papel, por exemplo, de M. C. Escher…