|
|
“Quem é quem?” – A Fada OrianaOs alunos do 5.º ano, no âmbito da disciplina de Português, leem e exploram a obra A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner, e para além disso, consolidam aprendizagens sobre o revestimento do corpo dos animais. Em grupos, jogam uma versão adaptada do “Quem é Quem?”, retirando descrições de personagens humanas e animais da narrativa. A partir da personagem sorteada, programam o robô LEGO Spike… |
|
|
(A)Garra e ClassificaNeste cenário, os alunos constroem e programam uma garra robótica com recurso ao kit LEGO® Education SPIKE™ Prime. A garra é utilizada como ferramenta para recolher e posicionar diferentes materiais (como rochas, minerais e objetos geométricos), previamente organizados em tabuleiros. A classificação dos materiais é realizada pelos próprios alunos, com base em critérios científicos e matemáticos,…(A)Garra e Classifica |
|
|
2604: Revolução na EscolaA atividade consiste na produção de um vídeo visando celebrar os 50 anos de liberdade. Procura-se retratar o 1.º dia de liberdade pós-25 de abril de 1974 numa escola. Para tal, deve fazer-se uma recolha histórica junto das fontes disponíveis e recriar uma Escola no dia imediato à revolução, sendo que esta recriação poderá ser total ou parcialmente ficcionada, podendo utilizar personas diferentes… |
|
|
A CélulaRecorrendo a observações microscópicas e à impressão 3D, pretende-se que os alunos respondam ao desafio: “As células são todas iguais?”. Os alunos distinguem células eucarióticas e procarióticas identificando os principais constituintes celulares. |
|
|
A Trigonometria num filmeOs alunos realizam um pequeno vídeo que relaciona a aplicação do conteúdo de “Trigonometria” a situações concretas de várias áreas do saber: da Matemática, da Astronomia, da Geografia, da Física, entre outras. O vídeo pretende sensibilizar os alunos para a importância da Trigonometria. |
|
|
Adição de frações com recurso à plataforma MathigonOs alunos realizam um pequeno vídeo que demonstra a adição de frações, de forma visual, com recurso à plataforma de aprendizagem interativa Mathigon. |
|
|
Anel NáuticoPretende-se que os alunos construam um anel náutico e que reconheçam a sua utilidade na medição da amplitude de ângulos para obter a altura do Sol. Os alunos trabalham o ângulo ao centro e o ângulo inscrito numa circunferência, compreendendo a sua aplicação em problemas do mundo real, nomeadamente, no funcionamento do anel náutico, criado pelo Matemático Pedro Nunes para a navegação astronómica. |
|
|
Apps for Good – Metodologia de projeto com recurso ao digitalPretende-se que os alunos, em equipa, explorem problemas reais alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvendo soluções digitais inovadoras. Com recurso à plataforma Apps for Good, os alunos percorrem uma metodologia de projeto, criando protótipos de aplicações móveis. Os projetos são apresentados em competições regionais e nacionais, com apoio de mentores… |