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(A)Garra e Classifica

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Neste cenário, os alunos constroem e programam uma garra robótica com recurso ao kit LEGO® Education SPIKE™ Prime. A garra é utilizada como ferramenta para recolher e posicionar diferentes materiais (como rochas, minerais e objetos geométricos), previamente organizados em tabuleiros. A classificação dos materiais é realizada pelos próprios alunos, com base em critérios científicos e matemáticos, e a garra é programada para executar os movimentos definidos por eles. A atividade simula um sistema automatizado de separação seletiva e permite aplicar conceitos das Ciências Naturais, da Físico-Química e da Matemática, como a identificação e classificação de materiais e o cálculo de áreas. No final, os alunos documentam o processo, destacando os desafios enfrentados, as aprendizagens adquiridas e a articulação entre as disciplinas.

Ver recurso:
(A)Garra e Classifica (375.52 KB)

Ano(s) de Escolaridade(s)
3.º Ciclo 7.º ano

Tipo(s) de LED
LED 1 Equipamento Comum Computador portátil Área da Programação e Robótica Kit base de educação para aprendizagem STEM 6.º - 8.º ano Ensino Básico Kit de expansão ao Kit base de educação para aprendizagem STEM 6.º - 8.º ano Ensino Básico LED 2 Equipamento Comum Computador portátil

Área(s) de Competência(s)
Informação e comunicação Raciocínio e resolução de problemas Saber científico técnico e tecnológico Pensamento crítico e pensamento criativo Relacionamento Interpessoal

Nível e Disciplina:
3.º Ciclo Ciências Naturais Físico-Química Matemática

Duração
5 (aula(s) de 50/45 minutos)

Visitar:
(A)Garra e Classifica


No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

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