Pretende-se alertar as novas gerações, enquanto agentes de mudança, para o papel ativo que podem desempenhar na construção de um futuro mais verde e sustentável.
Isto…
Os Laboratórios de Educação Digital do Tipo 3 (LED 3) são constituídos pelas seguintes três áreas: a Área Comum, a Área das STEM e Área das Ártes e Multimédia.
Notas comuns:
Todos os equipamentos que compõem cada Laboratório de Educação Digital (LED) são obrigatoriamente instalados em sala/espaço determinada/o para o efeito pelo Agrupamento de Escolas/ Escola não Agrupada (AE/EnA), devendo este espaço estar devidamente identificado através:
Qualquer alteração da/o sala/espaço determinada/o pelo AE/EnA e registada/o na plataforma para fixar o Laboratório de Educação Digital (LED) requer a prévia autorização da SGEC, o que implicará a aceitação da fundamentação para essa alteração de localização, bem como a comprovação das devidas atualizações no que se refere ao cartaz PRR e ao registo no SIO.
Os Laboratórios de Educação Digital (LED), e seus equipamentos integrantes, destinam-se exclusivamente a serem utilizados para fins do processo de ensino-aprendizagem, de todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, nas várias vias cientifico-humanísticas ou profissionalizantes.
Os LED visam ser espaços de suporte à aprendizagem, que possibilitem a integração das tecnologias digitais e que proporcionem a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos especializados, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.
Pretende-se alertar as novas gerações, enquanto agentes de mudança, para o papel ativo que podem desempenhar na construção de um futuro mais verde e sustentável.
Isto…
Os alunos realizam um vídeo documentário com elementos da comunidade educativa (alunos, professores, pais, …) que tenham vivenciado um processo de migração, evidenciando a sua…
Os alunos realizam um pequeno vídeo que demonstra a adição de frações, de forma visual, com recurso à plataforma de aprendizagem interativa Mathigon.
Os alunos são desafiados a criar entrevistas a figuras históricas que se tenham destacado na sua área. A escolha destas figuras estará a cargo dos…
Os alunos, em grupo, consultam fontes fidedignas, selecionam três notícias do mundo e três notícias da escola, e reescrevem-nas para o formato Televisão. Cada equipa, composta…
Pretende-se que os alunos promovam uma campanha de sensibilização sobre a importância de um turismo sustentável na sua região, considerando um uso adequado dos recursos…
Pretende-se que os alunos descubram a relação entre o alcance e a aerodinâmica de um projétil lançado horizontalmente recorrendo ao método investigativo.
Pretende-se que os alunos façam uma revisão das obras literárias abordadas ao longo do 12.º ano de escolaridade, sintetizando os conhecimentos adquiridos. Elaboram questões que…
Pretende-se que os alunos procedam à captura de imagens, áudios e vídeos com vista à criação/edição de um projeto de vídeo, com base num guião, tendo presente as várias…
A atividade consiste na produção de um vídeo visando celebrar os 50 anos de liberdade. Procura-se retratar o 1.º dia de liberdade pós-25 de abril de 1974 numa escola. Para tal…
Os alunos, em grupo, consultam fontes fidedignas, selecionam três notícias do mundo e três notícias da escola, e reescrevem-nas para o formato Televisão. Cada equipa, composta…
Os alunos realizam um vídeo sobre uma Área Protegida, caracterizando-a e destacando o papel das espécies-chave e dos serviços dos ecossistemas. Neste vídeo também são abordadas…
Os alunos realizam um pequeno vídeo que relaciona a aplicação do conteúdo de “Trigonometria” a situações concretas de várias áreas do saber: da Matemática, da Astronomia, da…
Pretende-se que os alunos implementem percursos de um robô explorador num tapete que simule as vias de uma localidade, com elementos como passadeiras, rotundas e outros…
Os alunos aprendem a identificar e a expressar emoções numa língua estrangeira, recorrendo à impressão 3D de diferentes emojis.
Pretende-se que os alunos construam um anel náutico e que reconheçam a sua utilidade na medição da amplitude de ângulos para obter a altura do Sol. Os alunos trabalham o ângulo…
Pretende-se que os alunos construam e imprimam um quadrante náutico, explorando os conceitos de ângulo orientado e respetiva amplitude no círculo trigonométrico. Procura-se…
Esta atividade combina aprendizagem invertida, colaboração em grupo e permite que os alunos explorem e compreendam a anatomia e a fisiologia do rim de um mamífero. O uso da…
Os alunos elaboram um trabalho de projeto (formulação de um problema, planificação, realização de pesquisas, recolha de informações e dados, análise e interpretação de…
Esta atividade combina pesquisa, aprendizagem prática e colaboração em grupo, permitindo que os alunos explorem e compreendam a síntese de proteínas.
Esta atividade combina pesquisa, aprendizagem prática e colaboração em grupo, permitindo que os alunos explorem e compreendam a estrutura e constituição da molécula de DNA. O…
Recorrendo a observações microscópicas e à impressão 3D, pretende-se que os alunos respondam ao desafio: “As células são todas iguais?”. Os alunos distinguem células…
Pretende-se que os alunos ilustrem a morfologia dos fundos oceânicos e que a explorem através da impressão 3D. Os alunos compreendem a morfologia dos fundos oceânicos e…
Os alunos criam sólidos geométricos, através de um programa de geometria dinâmica, e com base nos modelos impressos em 3D, reconhecem o significado de fórmulas para o cálculo…
Pretende-se que os alunos explorem as Isometrias a partir da manipulação de peças impressas em 3D numa pavimentação ilustrada numa folha de papel, por exemplo, de M. C. Escher…
No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.