Vídeo explicativo sobre a utilização do programa 3D Builder para converter uma figura 2D em 3D, obtendo o ficheiro no formato STL.
…
Sensor de deteção de luz ambiente
Vídeo explicativo sobre a utilização do programa 3D Builder para converter uma figura 2D em 3D, obtendo o ficheiro no formato STL.
…
O professor Ricardo Carvalho, do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa, explica como utilizar a ferramenta Tinkercad, uma plataforma web gratuita que…
O Clipchamp é uma ferramenta de edição de vídeo online que foi lançada em 2014, posteriormente adquirida pela Microsoft em 2021. Desenvolvido para simplificar o…
O CapCut é uma ferramenta de edição de vídeo desenvolvida pela ByteDance, a mesma empresa responsável pelo TikTok. Ganhou popularidade por oferecer uma interface intuitiva e…
Neste vídeo, a professora Fátima Martins, docente do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa, partilha a implementação do Cenário de Aprendizagem "Modelos de Células…
O Tinkercad não só permite a modelagem, como também a partilha e a colaboração em projetos, facilitando a inovação e a troca de ideias entre educadores e estudantes de todo o…
O Thingiverse, por exemplo, é uma das maiores comunidades online, oferecendo uma vasta biblioteca de modelos 3D que os utilizadores podem descarregar, modificar e…
Vídeo de implementação do cenário de aprendizagem "Escher 3D - Isometrias", pelo professor Jorge Carvalho, do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto. No vídeo, é possível ver os…
Recorrendo à construção de modelos de células e à impressão 3D, pretende-se que os alunos distingam células procarióticas de células eucarióticas (animais e vegetais),…
Pretende-se que os alunos descubram a relação entre o alcance e a aerodinâmica de um projétil lançado horizontalmente recorrendo ao método investigativo.
Pretende-se que os alunos façam uma revisão das obras literárias abordadas ao longo do 12.º ano de escolaridade, sintetizando os conhecimentos adquiridos. Elaboram questões que…
Os alunos aprendem a identificar e a expressar emoções numa língua estrangeira, recorrendo à impressão 3D de diferentes emojis.
Pretende-se que os alunos construam e imprimam um quadrante náutico, explorando os conceitos de ângulo orientado e respetiva amplitude no círculo trigonométrico. Procura-se…
Esta atividade combina aprendizagem invertida, colaboração em grupo e permite que os alunos explorem e compreendam a anatomia e a fisiologia do rim de um mamífero. O uso da…
Os alunos elaboram um trabalho de projeto (formulação de um problema, planificação, realização de pesquisas, recolha de informações e dados, análise e interpretação de…
Esta atividade combina pesquisa, aprendizagem prática e colaboração em grupo, permitindo que os alunos explorem e compreendam a síntese de proteínas.
Esta atividade combina pesquisa, aprendizagem prática e colaboração em grupo, permitindo que os alunos explorem e compreendam a estrutura e constituição da molécula de DNA. O…
Pretende-se que os alunos ilustrem a morfologia dos fundos oceânicos e que a explorem através da impressão 3D. Os alunos compreendem a morfologia dos fundos oceânicos e…
Os alunos criam sólidos geométricos, através de um programa de geometria dinâmica, e com base nos modelos impressos em 3D, reconhecem o significado de fórmulas para o cálculo…
Pretende-se que os alunos explorem as Isometrias a partir da manipulação de peças impressas em 3D numa pavimentação ilustrada numa folha de papel, por exemplo, de M. C. Escher…