Pretende-se que os alunos descubram a relação entre o alcance e a aerodinâmica de um projétil lançado horizontalmente recorrendo ao método investigativo.
Conjunto educacional integrado de programação e robótica para Arduíno.
Componentes físicos:
1x Placa de Control principal (compatível com Arduino UNO Rev3);
1x Placa de interface com a placa principal e de suporte aos sensores;
Estrutura em madeira de simulação de uma casa, para suporte a todas as componentes do Kit;
Módulo 1x LED branco;
Módulo 1x LED amarelo;
Módulo 1x sensor de botão;
Modulo 1x foto célula;
Módulo 1x sensor de movimento PIR;
Módulo 1x sensor de deteção de gás (MQ-2);
Módulo 1x relay;
Módulo 1x Bluetooth (HM-10);
Módulo 1x campainha passiva;
Módulo 1x ventoinha;
Módulo 1x sensor de vapor;
Módulo 2x servo motor;
Módulo 1x display (LCD 1602);
Módulo 1x sensor de humidade do solo;
Módulo 1x cabo USB (30cm mínimo);
Módulo 40x cabos de ligações fêmea-fêmea Dupont;
Módulo 6x cabos de ligações macho-fêmea Dupont;
Módulo 25x porcas niqueladas (M3);
Módulo 6x parafuso com cabeça redonda (M2*12mm)
Módulo 6x porcas niqueladas (M2)
Módulo 4x barra de cobre de passagem dupla (M3*10mm);
Módulo 8x parafusos com cabeça redonda (M3*6mm);
Módulo 4x porca autoblocante de aço inoxidável (M3 304);
Módulo 20x parafusos com cabeça redonda (M3*10mm);
Módulo 6x parafusos com cabeça redonda (M2.5*10mm);
Módulo 6x porcas niqueladas (M2.5);
Módulo 6x parafusos com cabeça redonda (M3*12mm);
Módulo 2x parafusos com cabeça plana (M3*10mm);
Módulo 10x parafusos com cabeça redonda auto-roscante (M1.2*5mm);
Módulo 1x com suporte de 6 baterias tipo AA e cabo de ligação à placa;
Módulo 1x chave de Phillips (cruz), (3*40mm);
Módulo 13x de cabos de ligações com fichas (2.54 3pin F-F jumper wire 20cm);
Módulo 2x de cabos de ligações com fichas (2.54 4pin F-F jumper wire 20cm).
Componentes lógicos:
Módulo de software de programação e controlo dos sensores (Arduino UNO rRev3 compatível) ou link de acesso.
Pretende-se que os alunos descubram a relação entre o alcance e a aerodinâmica de um projétil lançado horizontalmente recorrendo ao método investigativo.
Pretende-se que os alunos façam uma revisão das obras literárias abordadas ao longo do 12.º ano de escolaridade, sintetizando os conhecimentos adquiridos. Elaboram questões que…
Os alunos aprendem a identificar e a expressar emoções numa língua estrangeira, recorrendo à impressão 3D de diferentes emojis.
Pretende-se que os alunos construam e imprimam um quadrante náutico, explorando os conceitos de ângulo orientado e respetiva amplitude no círculo trigonométrico. Procura-se…
Esta atividade combina aprendizagem invertida, colaboração em grupo e permite que os alunos explorem e compreendam a anatomia e a fisiologia do rim de um mamífero. O uso da…
Os alunos elaboram um trabalho de projeto (formulação de um problema, planificação, realização de pesquisas, recolha de informações e dados, análise e interpretação de…
Esta atividade combina pesquisa, aprendizagem prática e colaboração em grupo, permitindo que os alunos explorem e compreendam a síntese de proteínas.
Esta atividade combina pesquisa, aprendizagem prática e colaboração em grupo, permitindo que os alunos explorem e compreendam a estrutura e constituição da molécula de DNA. O…
Pretende-se que os alunos ilustrem a morfologia dos fundos oceânicos e que a explorem através da impressão 3D. Os alunos compreendem a morfologia dos fundos oceânicos e…
Os alunos criam sólidos geométricos, através de um programa de geometria dinâmica, e com base nos modelos impressos em 3D, reconhecem o significado de fórmulas para o cálculo…
Pretende-se que os alunos explorem as Isometrias a partir da manipulação de peças impressas em 3D numa pavimentação ilustrada numa folha de papel, por exemplo, de M. C. Escher…
No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.