Pretende-se que os alunos descubram a relação entre o alcance e a aerodinâmica de um projétil lançado horizontalmente recorrendo ao método investigativo.
Placa Arduíno compatível com os seguintes componentes: breadboard, conjunto de diferentes resistências, buzzers, sensores, leds coloridos, pushbuttons, displays, switches, entre outros.
Componentes incluídos no Kit:
Módulo 1x Cabo microUSB/USB;
Módulo 1x Breadboard;
Módulo 1x Shield para Mini Breadboard com Protoshield;
Módulo 1x Mini Breadboard;
Módulo 1x Stepper Motor de Passo;
Módulo 1x Módulo Driver ULN2003 para Stepper Motor;
Módulo 5x LED Vermelho 5mm;
Módulo 5x LED Verde 5mm;
Módulo 5x LED Amarelo 5mm;
Módulo 2x Sensor de Vibração;
Módulo 1x Sensor de Chama ou Fogo;
Módulo 1x Sensor de Temperatura LM35;
Módulo 1x Recetor Infravermelhos IR;
Módulo 3x Sensor de Luz LDR;
Módulo 4x Cápsula para Botão de Pressão;
Módulo 4x Botão de Pressão;
Módulo 1x Potenciómetro Linear 10K;
Módulo 1x Buzzer Passivo (piezo buzzer);
Módulo 1x Buzzer Ativo (tone generator);
Módulo 1x Comando de Infravermelhos IR;
Módulo 1x Display LCD 16x02;
Módulo 1x Servo Motor SG90;
Módulo 1x Barra de 40 Pinos Conectores (pin header);
Módulo 30x Cabos de Ligação Jumper Macho-Macho para Breadboard (Shunts);
Módulo 10x Cabos de Ligação para Breadboard Macho-Fêmea (10 cabos);
Módulo 1x Matriz LED 8x8;
Módulo 1x Display LED 7 Segmentos de 1 Dígito;
Módulo 1x Display LED 7 Segmentos de 4 Dígitos;
Módulo 1x Circuito Integrado 74HC595;
Módulo 1x Conector para Pilha 9V e Arduino;
Módulo 10x Resistência 220 Ohm;
Módulo 10x Resistência 1K Ohm;
Módulo 10x Resistência 10K Ohm;
Módulo 1x Caixa em plástico para guardar todo o material.
Pretende-se que os alunos descubram a relação entre o alcance e a aerodinâmica de um projétil lançado horizontalmente recorrendo ao método investigativo.
Pretende-se que os alunos façam uma revisão das obras literárias abordadas ao longo do 12.º ano de escolaridade, sintetizando os conhecimentos adquiridos. Elaboram questões que…
Os alunos aprendem a identificar e a expressar emoções numa língua estrangeira, recorrendo à impressão 3D de diferentes emojis.
Pretende-se que os alunos construam e imprimam um quadrante náutico, explorando os conceitos de ângulo orientado e respetiva amplitude no círculo trigonométrico. Procura-se…
Esta atividade combina aprendizagem invertida, colaboração em grupo e permite que os alunos explorem e compreendam a anatomia e a fisiologia do rim de um mamífero. O uso da…
Os alunos elaboram um trabalho de projeto (formulação de um problema, planificação, realização de pesquisas, recolha de informações e dados, análise e interpretação de…
Esta atividade combina pesquisa, aprendizagem prática e colaboração em grupo, permitindo que os alunos explorem e compreendam a síntese de proteínas.
Esta atividade combina pesquisa, aprendizagem prática e colaboração em grupo, permitindo que os alunos explorem e compreendam a estrutura e constituição da molécula de DNA. O…
Pretende-se que os alunos ilustrem a morfologia dos fundos oceânicos e que a explorem através da impressão 3D. Os alunos compreendem a morfologia dos fundos oceânicos e…
Os alunos criam sólidos geométricos, através de um programa de geometria dinâmica, e com base nos modelos impressos em 3D, reconhecem o significado de fórmulas para o cálculo…
Pretende-se que os alunos explorem as Isometrias a partir da manipulação de peças impressas em 3D numa pavimentação ilustrada numa folha de papel, por exemplo, de M. C. Escher…
No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.