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Kit A - de iniciação à eletrónica

Kit A - de iniciação à eletrónica


Área

Área da Programação e Robótica

Tipo de LED

LED 1 | Área da Programação e Robótica | Kit A - de iniciação à eletrónica | LED 2 | Área da Programação e Robótica | Kit A - de iniciação à eletrónica

Descrição

Placa eletrónica integrada e completa, com os acessórios essenciais para iniciar projetos de programação e robótica:

  • 2 x Suporte para baterias AAA;
  • Cabo de ligação JST-PH de ligação a bateria (3V);
  • 2 x Baterias AAA;
  • Cabo interface MicroUSB / USB, com disponibilização de alimentação (5V).

 

Inclusão de kit complementar de componentes, composto por:
Módulo 1 x placa manual de montagem de componentes por inserção de pinos/contactos;
Módulo 1 x potenciómetro com fuso de ajuste;
Módulo 2 x espaçador de plástico 10mm;
Módulo 1 x fixador adesivo para o pacote de pilhas;
Módulo 1 x pequeno protótipo de apoio;
Módulo 1 x conector terminal;
Módulo 4 x interruptor de impulso;
Módulo 1 x motor;
Módulo 1 x transístor;
Módulo 2 x LED vermelho de 5mm;
Módulo 2 x LED laranja de 5mm;
Módulo 2 x LED amarelo de 5mm;
Módulo 2 x LED verde de 5mm;
Módulo 1 x LED RGB 5mm;
Módulo 1 x ventoinha de ventilação;
Módulo 5 x resistências de 2.2KΩ;
Módulo 5 x resistências de 10KΩ;
Módulo 5 x resistências de 47Ω;
Módulo 1 x placa “edge connector breakout” para interligação com a placa principal;
Módulo 1 x LDR em miniatura;
Módulo 10 x fios de ligação macho / macho;
Módulo 10 x fios de ligação macho / fêmea;
Módulo 4 x pés de borracha autocolantes;
Módulo 1 x condensador 470uF eletrolítico
Módulo 1 x campainha de elemento piezoelétrico
Módulo 4 x cabeças protetoras de Parafuso.
 

Ferramentas:
1 x Chave Phillips;


Manuais de utilização e guias de 10 experiências!

Objetivo a atingir:

  • Diga 'Olá' ao KIT;
  • Utilização de um LDR & entradas analógicas;
  • Diminuir a intensidade de um LED usando um potenciómetro;
  • Utilização de um transístor para ligar um motor;
  • Utilização do acelerómetro para controlar a velocidade do motor;
  • Fazer soar uma campainha piezoelétrica;
  • Iniciar uma experiência de Energia eólica;
  • Fazer um jogo usando uma bússola;
  • Criar uma experiência de carga de um condensador;
  • Experiência de utilização do LED RGB, nas suas diversas vertentes.

 

 




Cenários de Aprendizagem



No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

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