Passar para o conteúdo principal

Explorar a Matemática com o mBot2: programação de um labirinto

45


Os alunos do 6.º ano exploram conceitos de geometria e medida (ângulos e medição de distâncias) através da programação de um robô mBot2. Em pequenos grupos, começam por conhecer e experimentar os comandos básicos de programação. Em seguida, utilizam instrumentos de medição para calcular distâncias e ângulos, programando o robô para percorrer trajetos definidos. À medida que os desafios aumentam, os alunos aplicam conceitos de geometria (ângulos retos, agudos e obtusos), áreas e volumes em situações práticas. No desafio final, constroem e percorrem um labirinto com estações de paragem: em cada uma, enfrentam problemas matemáticos que devem resolver para poder prosseguir. No final, partilham os percursos programados, comparam estratégias de resolução e refletem sobre os erros, as correções e os progressos realizados.

Ver recurso:
Explorar a Matemática com o mBot2: programação de um labirinto (367.57 KB)
Guião de Programação do mBot2 (700.69 KB)

Ano(s) de Escolaridade(s)
2.º Ciclo 6.º ano

Tipo(s) de LED
LED 1 Equipamento Comum Computador portátil Área da Programação e Robótica Kit base de educação para aprendizagem STEM 6.º - 8.º ano Ensino Básico Kit de expansão ao Kit base de educação para aprendizagem STEM 6.º - 8.º ano Ensino Básico LED 2 Equipamento Comum Computador portátil

Área(s) de Competência(s)
Pensamento crítico e pensamento criativo Raciocínio e resolução de problemas Saber científico técnico e tecnológico

Nível e Disciplina:
2.º Ciclo Educação Visual Matemática TIC

Duração
8 (aula(s) de 50/45 minutos)

No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

Últimas Notícias