Passar para o conteúdo principal

Explorar a Matemática com o mBot2: programação de um labirinto

45


Os alunos do 6.º ano exploram conceitos de geometria e medida (ângulos e medição de distâncias) através da programação de um robô mBot2. Em pequenos grupos, começam por conhecer e experimentar os comandos básicos de programação. Em seguida, utilizam instrumentos de medição para calcular distâncias e ângulos, programando o robô para percorrer trajetos definidos. À medida que os desafios aumentam, os alunos aplicam conceitos de geometria (ângulos retos, agudos e obtusos), áreas e volumes em situações práticas. No desafio final, constroem e percorrem um labirinto com estações de paragem: em cada uma, enfrentam problemas matemáticos que devem resolver para poder prosseguir. No final, partilham os percursos programados, comparam estratégias de resolução e refletem sobre os erros, as correções e os progressos realizados.

Ver recurso:
Explorar a Matemática com o mBot2: programação de um labirinto (367.57 KB)
Guião de Programação do mBot2 (700.69 KB)

Ano(s) de Escolaridade(s)
2.º Ciclo, 6.º ano

Tipo(s) de LED
LED 1, Equipamento Comum, Computador portátil, Área da Programação e Robótica, Kit base de educação para aprendizagem STEM 6.º - 8.º ano Ensino Básico, Kit de expansão ao Kit base de educação para aprendizagem STEM 6.º - 8.º ano Ensino Básico, LED 2, Equipamento Comum, Computador portátil, Área da Programação e Robótica, Kit base de educação para aprendizagem STEM 6.º - 8.º ano Ensino Básico, Kit de expansão ao Kit base de educação para aprendizagem STEM 6.º - 8.º ano Ensino Básico

Área(s) de Competência(s)
Pensamento crítico e pensamento criativo, Raciocínio e resolução de problemas, Saber científico técnico e tecnológico

Nível e Disciplina:
2.º Ciclo, Educação Visual, Matemática, TIC

Duração
8 (aula(s) de 50/45 minutos)

No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

Últimas Notícias