Passar para o conteúdo principal

De Argonautas a Astronautas… a inacreditável aventura de ser Descobridor AEPAS: Os Lusíadas: Viagem de Vasco da Gama com o mBot

De Argonautas a Astronautas… a inacreditável aventura de ser Descobridor AEPAS:  Os Lusíadas: Viagem de Vasco da Gama com o mBot


Os alunos do 9.º ano recriam a viagem de Vasco da Gama a partir da leitura de Os Lusíadas. Pesquisam informações sobre a rota da armada e selecionam estâncias que descrevem locais de paragem. Na aula de Educação Visual, desenham o mapa e a rota que servirá de base ao percurso do robô. Na disciplina de TIC, programam o mBot para seguir essa rota, integrando gravações de textos e versos escolhidos. Modelam e imprimem em 3D a figura do Adamastor, a partir da interpretação das estâncias 39 e 40 do Canto V. No final, partilham com a turma (e, se possível, em tertúlia com outras turmas) a rota percorrida pelo navegador, evidenciando as aprendizagens realizadas e promovendo o diálogo com os colegas.

Ver recurso:
De Argonautas a Astronautas… a inacreditável aventura de ser Descobridor AEPAS: Os Lusíadas: Viagem de Vasco da Gama com o mBot (420.62 KB)

Ano(s) de Escolaridade(s)
3.º Ciclo, 9.º ano

Tipo(s) de LED
LED 1, Equipamento Comum, Computador portátil, Impressora 3D Modular, Área da Programação e Robótica, Kit base de educação para aprendizagem STEM 6.º - 8.º ano Ensino Básico, Kit de expansão ao Kit base de educação para aprendizagem STEM 6.º - 8.º ano Ensino Básico, LED 2, Equipamento Comum, Computador portátil, Impressora 3D Modular, Área da Programação e Robótica, Kit base de educação para aprendizagem STEM 6.º - 8.º ano Ensino Básico, Kit de expansão ao Kit base de educação para aprendizagem STEM 6.º - 8.º ano Ensino Básico

Área(s) de Competência(s)
Linguagens e textos, Informação e comunicação, Raciocínio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo, Saber científico técnico e tecnológico

Nível e Disciplina:
3.º Ciclo, Educação Visual, Português, TIC

Duração
10 (aula(s) de 50/45 minutos)

No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

Últimas Notícias