Passar para o conteúdo principal

MicroPassos: Conta e Transmite

MicroPassos: Conta e Transmite


Os alunos utilizam o micro:bit para criar um contador de passos digital, semelhante a um pedómetro. Programam o acelerómetro para registar o número de passos e transmitem os dados, via rádio, para outro micro:bit. Durante a atividade, exploram funcionalidades como reiniciar a contagem através dos botões, definir grupos de rádio, enviar e receber dados, e associar alertas visuais e sonoros ao atingir um objetivo.
O produto final consiste num protótipo funcional de conta-passos com transmissão de dados, que os alunos apresentam e demonstram aos colegas, partilhando também propostas de melhoria e novas possibilidades de aplicação. A experiência permite ainda monitorizar atividade física, tal como acontece com pedómetros e smartbands, comparar resultados entre grupos e abrir portas a outros projetos baseados na análise e partilha de dados de movimento

Ver recurso:
MicroPassos: Conta e Transmite (460.57 KB)
Guião de programação do micro:bit (894.49 KB)

Ano(s) de Escolaridade(s)
3.º Ciclo 8.º ano

Tipo(s) de LED
LED 1 Equipamento Comum Computador portátil Área da Programação e Robótica Kit A - de iniciação à eletrónica Kit A 37 - iniciação à eletrónica (sensores e atuadores) LED 2 Equipamento Comum Computador portátil

Área(s) de Competência(s)
Pensamento crítico e pensamento criativo Raciocínio e resolução de problemas Saber científico técnico e tecnológico Bem-estar, saúde e ambiente

Nível e Disciplina:
3.º Ciclo Educação Física TIC

Duração
6 (aula(s) de 50/45 minutos)

No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

Últimas Notícias