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Qualidade do Ar no Laboratório de Ciências

Qualidade do Ar no Laboratório de Ciências


Os alunos constroem e programam um protótipo de monitorização da qualidade do ar, recorrendo a Arduino, sensor de gases, diodo emissor de luz (led) de aviso e buzzer. O circuito é montado numa breadboard e previamente simulado no Tinkercad, 
utilizando programação por blocos. O sensor permite detetar dióxido de carbono (CO₂) libertado durante reações de combustão, sinalizando os resultados através do led e do buzzer. As etapas do processo e as conclusões são divulgadas numa página web, 
promovendo a comunicação científica, a consciencialização ambiental e a reflexão sobre soluções mais sustentáveis. O projeto culmina ainda na apresentação do protótipo a outras turmas, estimulando a reflexão crítica e a sua experimentação em 
diferentes contextos de aprendizagem.

Ver recurso:
Qualidade do Ar no Laboratório de Ciências (468.08 KB)
Guião – Chuvas ácidas e monitorização dos gases produzidos (376.7 KB)

Ano(s) de Escolaridade(s)
3.º Ciclo 9.º ano

Tipo(s) de LED
LED 1 Equipamento Comum Computador portátil Área da Programação e Robótica Kit B - desenvolvimento e iniciação à eletrónica (Arduino UNO Rev3 Compatível) Kit B 37 - desenvolvimento e iniciação à eletrónica (Arduino e Raspberry PI compatível) Placa protótipo “photoshield”, com mini placa de ensaio compatível com Arduino UNO Rev3 Sensor de deteção de Temperatura, à prova de água (Submergível) Placa de desenvolvimento Interface LCD para Arduino UNO Rev3 compatível

Área(s) de Competência(s)
Raciocínio e resolução de problemas Saber científico técnico e tecnológico Pensamento crítico e pensamento criativo Bem-estar, saúde e ambiente Informação e comunicação

Nível e Disciplina:
3.º Ciclo Físico-Química TIC

Duração
8 (aula(s) de 50/45 minutos)

No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

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