Passar para o conteúdo principal

Explorar o Campo de Futebol com o Micro:bit: da Medição à Reportagem

Explorar o Campo de Futebol com o Micro:bit: da Medição à Reportagem


Os alunos procuram conhecer as dimensões reais do campo de futebol da escola, utilizando o Micro:bit para registar passos e transformar esses dados em medidas concretas. Com base nas medições, calculam o comprimento, a largura, a área e o perímetro do campo, bem como as dimensões do círculo central. Os resultados são depois convertidos em escala e 
representados graficamente.
A partir destas descobertas, elaboram relatórios e um guião jornalístico que culmina na produção de uma reportagem em vídeo, onde apresentam a investigação desenvolvida. O produto final é partilhado com os colegas e professores da escola, dando a conhecer o trabalho realizado e as aprendizagens alcançadas, ao mesmo tempo que inspira novas 
ideias e projetos futuros.

Ver recurso:
Explorar o Campo de Futebol com o Micro:bit: da Medição à Reportagem (369.76 KB)

Ano(s) de Escolaridade(s)
2.º Ciclo 6.º ano

Tipo(s) de LED
LED 2 Equipamento Comum Computador portátil Área da Programação e Robótica Kit A - de iniciação à eletrónica Kit A 37 - iniciação à eletrónica (sensores e atuadores) Área Artes e Multimédia Kit de iluminação para estúdio fotográfico, c/ 5 fundos coloridos Microfone para câmara fotográfica (externo)

Área(s) de Competência(s)
Raciocínio e resolução de problemas Saber científico técnico e tecnológico Pensamento crítico e pensamento criativo Linguagens e textos Informação e comunicação

Nível e Disciplina:
2.º Ciclo Matemática Português TIC

Duração
10 (aula(s) de 50/45 minutos)

No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

Últimas Notícias