Passar para o conteúdo principal

Casas Sustentáveis: Monitorização Ambiental utilizando o micro:bit

Guião de apoio:  Construção de uma Casa Sustentável utilizando o  Tinkercad e o micro:bit


Os alunos partem do desafio de imaginar como tornar as casas mais eficientes e amigas do ambiente. Com o apoio do Micro:bit e do Tinkercad, projetam e constroem protótipos de casas sustentáveis que integram sensores de temperatura, humidade e luz. Programam sistemas inteligentes que simulam soluções reais (iluminação eficiente, controlo térmico, reaproveitamento de água) e analisam os dados recolhidos para avaliar o impacto no consumo de recursos.

No final, apresentam os protótipos à turma, relacionando a tecnologia com os princípios do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Ver recurso:
Casas Sustentáveis: Monitorização Ambiental utilizando o micro:bit (458.97 KB)
Guião de apoio: Construção de uma Casa Sustentável utilizando o Tinkercad e o micro:bit (789.8 KB)

Ano(s) de Escolaridade(s)
3.º Ciclo, 8.º ano

Tipo(s) de LED
LED 1, Equipamento Comum, Computador portátil, Área da Programação e Robótica, Kit A - de iniciação à eletrónica, Kit A 37 - iniciação à eletrónica (sensores e atuadores), LED 2, Equipamento Comum, Computador portátil, Área da Programação e Robótica, Kit A - de iniciação à eletrónica, Kit A 37 - iniciação à eletrónica (sensores e atuadores)

Área(s) de Competência(s)
Informação e comunicação, Pensamento crítico e pensamento criativo, Raciocínio e resolução de problemas, Saber científico técnico e tecnológico, Bem-estar, saúde e ambiente, Sensibilidade estética e artística

Nível e Disciplina:
3.º Ciclo, Ciências Naturais, Educação Visual, TIC

Duração
10 (aula(s) de 50/45 minutos)

No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

Últimas Notícias