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Monitorização e manutenção de um charco com micro:bit e Arduíno

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Os alunos identificam um problema real no charco da escola: a evaporação da água nos meses de calor prejudica os seres vivos e exige reposição com água da rede, com impacto a nível de custos: ambiental e financeiro. Propõem uma solução sustentável, com reaproveitamento da água da chuva e construção de um sistema de alerta e regulação automática, utilizando micro:bit e Arduino. Ao longo do processo, enfrentam e superam desafios técnicos, testam protótipos e constroem uma maquete funcional, que partilham com a comunidade escolar.

Ver recurso:
Monitorização e manutenção de um charco com micro:bit e Arduíno (394.75 KB)

Ano(s) de Escolaridade(s)
3.º Ciclo 8.º ano

Tipo(s) de LED
LED 1 Área da Programação e Robótica Kit A - de iniciação à eletrónica Kit A 37 - iniciação à eletrónica (sensores e atuadores) Kit B - desenvolvimento e iniciação à eletrónica (Arduino UNO Rev3 Compatível) Kit B 37 - desenvolvimento e iniciação à eletrónica (Arduino e Raspberry PI compatível) Placa protótipo “photoshield”, com mini placa de ensaio compatível com Arduino UNO Rev3 Placa de desenvolvimento Interface LCD para Arduino UNO Rev3 compatível LED 2

Área(s) de Competência(s)
Pensamento crítico e pensamento criativo Raciocínio e resolução de problemas Saber científico técnico e tecnológico Bem-estar, saúde e ambiente

Nível e Disciplina:
3.º Ciclo Ciências Naturais Educação Visual Físico-Química

Duração
13 (aula(s) de 50/45 minutos)

Visitar:
Monitorização e manutenção de um charco com micro:bit e Arduíno


No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

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