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Monitorização e manutenção de um charco com micro:bit e Arduíno

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Os alunos identificam um problema real no charco da escola: a evaporação da água nos meses de calor prejudica os seres vivos e exige reposição com água da rede, com impacto a nível de custos: ambiental e financeiro. Propõem uma solução sustentável, com reaproveitamento da água da chuva e construção de um sistema de alerta e regulação automática, utilizando micro:bit e Arduino. Ao longo do processo, enfrentam e superam desafios técnicos, testam protótipos e constroem uma maquete funcional, que partilham com a comunidade escolar.

Ver recurso:
Monitorização e manutenção de um charco com micro:bit e Arduíno (394.75 KB)

Ano(s) de Escolaridade(s)
3.º Ciclo, 8.º ano

Tipo(s) de LED
LED 1, Área da Programação e Robótica, Kit A - de iniciação à eletrónica, Kit A 37 - iniciação à eletrónica (sensores e atuadores), Kit B - desenvolvimento e iniciação à eletrónica (Arduino UNO Rev3 Compatível), Kit B 37 - desenvolvimento e iniciação à eletrónica (Arduino e Raspberry PI compatível), Placa protótipo “photoshield”, com mini placa de ensaio compatível com Arduino UNO Rev3, Placa de desenvolvimento Interface LCD para Arduino UNO Rev3 compatível, LED 2, Área da Programação e Robótica, Kit C - domótica educacional para Arduino ou compatível, Kit A - de iniciação à eletrónica, Kit A 37 - iniciação à eletrónica (sensores e atuadores), Kit B - desenvolvimento e iniciação à eletrónica (Arduino UNO Rev3 Compatível), Kit B 37 - desenvolvimento e iniciação à eletrónica (Arduino e Raspberry PI compatível), Placa protótipo “photoshield”, com mini placa de ensaio compatível com Arduino UNO Rev3, Placa de desenvolvimento Interface LCD para Arduino UNO Rev3 compatível

Área(s) de Competência(s)
Pensamento crítico e pensamento criativo, Raciocínio e resolução de problemas, Saber científico técnico e tecnológico, Bem-estar, saúde e ambiente

Nível e Disciplina:
3.º Ciclo, Ciências Naturais, Educação Visual, Físico-Química

Duração
13 (aula(s) de 50/45 minutos)

Visitar:
Monitorização e manutenção de um charco com micro:bit e Arduíno


No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

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