Passar para o conteúdo principal

Missão Espacial: O Desafio do Perímetro da Circunferência

Missão Espacial: O Desafio do Perímetro da Circunferência


Os alunos investigam como calcular o perímetro da circunferência, através da construção e programação de um robô explorador. Em grupos, são desafiados a imaginar-se numa missão espacial, em que o robô deve percorrer exatamente 100 𝑐𝑚 para transportar mantimentos a uma equipa de astronautas. Começam por medir rodas de diferentes tamanhos e testar estratégias para calcular o perímetro, descobrindo a relação entre o diâmetro e a constante 𝜋. Com o apoio do GeoGebra e da calculadora, confirmam as conjeturas e deduzem a fórmula do perímetro da circunferência. No desafio final, programam o robô para percorrer trajetórias definidas, aplicando a fórmula em situações práticas. No final, partilham os resultados, comparam estratégias e refletem sobre os erros, as correções e as aprendizagens realizadas

Ver recurso:
Missão Espacial: O Desafio do Perímetro da Circunferência (393.04 KB)
Guião de Apoio (873.17 KB)

Ano(s) de Escolaridade(s)
2.º Ciclo 6.º ano

Tipo(s) de LED
LED 1 Equipamento Comum Computador portátil Área da Programação e Robótica Kit base de educação para aprendizagem STEM 6.º - 8.º ano Ensino Básico Kit de expansão ao Kit base de educação para aprendizagem STEM 6.º - 8.º ano Ensino Básico LED 2 Equipamento Comum Computador portátil

Área(s) de Competência(s)
Raciocínio e resolução de problemas Pensamento crítico e pensamento criativo Informação e comunicação Saber científico técnico e tecnológico

Nível e Disciplina:
2.º Ciclo Matemática

Duração
3 (aula(s) de 50/45 minutos)

No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

Últimas Notícias