Passar para o conteúdo principal

Apps for Good – Metodologia de projeto com recurso ao digital

Pretende-se que os alunos, em equipa, explorem problemas reais alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvendo soluções digitais inovadoras. Com recurso à plataforma Apps for Good, os alunos percorrem uma 
metodologia de projeto, criando protótipos de aplicações móveis. Os projetos são apresentados em competições regionais e nacionais, com apoio de mentores especialistas.

Ver a versão de impressão

Estúdio Multimédia - Registar Memórias

Este cenário de aprendizagem promove um ambiente inclusivo e participativo, permitindo que todos os alunos contribuam e se envolvam na criação de memórias visuais da comunidade escolar. Através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos desenvolvem competências práticas relacionadas com a criação de fotografias, edição de imagem, som e vídeo, enquanto 

Ver a versão de impressão

Educar para a Cidadania Digital

Com o objetivo de consciencializar e capacitar os alunos para a importância da segurança digital e a promoção de boas práticas no uso da Internet e das tecnologias digitais, os discentes são desafiados a produzirem vídeos educativos que deverão ser partilhados com a comunidade educativa, através dos diferentes meios de comunicação. Se possível, e para dar visibilidade às produções, sugere-se a articulação com outros projetos como, por exemplo, TV/Rádio escola.

Ver a versão de impressão

Partilha de práticas - Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

Os vídeos a seguir mostram momentos das atividades realizadas pelos alunos do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas durante a apresentação intermédia do seu projeto. Neste dia, os alunos participaram ativamente em entrevistas com os visitantes, utilizando perguntas previamente preparadas em inglês e português, revelando o desenvolvimento de competências linguísticas e de comunicação.

Partilha de práticas - Agrupamento de Escolas de Freixo

O cenário de aprendizagem "Telejornal: da notícia ao vídeo", que vimos anteriormente, foi inspirado em várias práticas pedagógicas do próprio Agrupamento de Escolas de Freixo, incluindo a criação de um jornal digital. Integrado no jornal digital "Comunica", este projeto recorre ao kit multimédia dos LED e envolve a colaboração de alunos que, em grupo, selecionam notícias, reescrevem-nas para o formato Televisão e publicam as produções audiovisuais na página do jornal escolar.

Subscrever

No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

Últimas Notícias