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Dançar com robô

Pretende-se desafiar os alunos a criar uma coreografia de dança e a programar um robô mBot para dançarem em conjunto. Esta atividade combina elementos de expressão artística, programação e trabalho em equipa, proporcionando uma experiência de aprendizagem lúdica e criativa. Esta atividade enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 4 “Educação de qualidade”, propondo-se uma abordagem pedagógica assente em metodologias de aprendizagem ativa.

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Solução Verde – Energia limpa para todos

Pretende-se alertar as novas gerações, enquanto agentes de mudança, para o papel ativo que podem desempenhar na construção de um futuro mais verde e sustentável. 
Isto, porque é essencial preparar os mais jovens, para que possam enfrentar as 
ameaças ambientais com que se deparam.
Os alunos são transportados para um cenário que decorre em 2030 e convidados pelo “Ministério da Educação” e “Ministério do Ambiente” a encontrar respostas para uma questão-problema cada vez mais preocupante:

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Plantas: Gestão Sustentável da Água

Os alunos ligam e configuram sensores de água, de luz e de temperatura para monitorizar e manter a saúde das plantas. Ao longo do projeto, registam e analisam dados sobre a água do solo, a luz e a temperatura ambiente, de modo a refletir sobre a sua influência no desenvolvimento das plantas. Também aprendem sobre a importância das plantas no ecossistema, propondo medidas para uma gestão sustentável da água. Os alunos mobilizam
conhecimentos de matemática para a recolha, organização e análise dos dados. O projeto contempla apresentações elaboradas pelos alunos.

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Encontro de culturas

Os alunos realizam um vídeo documentário com elementos da comunidade educativa (alunos, professores, pais, …) que tenham vivenciado um processo de migração, evidenciando a sua integração na vida quotidiana. Este vídeo documentário pretende proporcionar uma compreensão mais profunda acerca da temática das migrações.

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Produtor de Conteúdos Multimédia

Os alunos são desafiados a criar entrevistas a figuras históricas que se tenham destacado na sua área. A escolha destas figuras estará a cargo dos alunos que, em concordância com os professores das diferentes disciplinas, identificam a personagem histórica a entrevistar. Desta forma, poderão ser incluídas personagens da Literatura, Artes, Ciências, Filosofia, entre outros. 

A disseminação dessas entrevistas poderá ficar a cargo da Biblioteca Escolar através de canais específicos: site da escola, páginas de redes sociais.

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Uma questão de semelhança

Pretende-se que os alunos reconheçam figuras semelhantes e estudem as relações entre essas figuras. Os alunos utilizam um software de modelação para desenhar e imprimir moldes em 3D de figuras com a mesma forma e diferentes tamanhos, explorando conceitos de semelhança. No final, os alunos podem usar os moldes para desenvolverem outras atividades. 

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Telejornal: da notícia ao vídeo

Os alunos, em grupo, consultam fontes fidedignas, selecionam três notícias do mundo e três notícias da escola, e reescrevem-nas para o formato Televisão. Cada equipa, composta por alunos jornalistas e técnicos de edição, grava e edita uma notícia para o Telejornal, publicando posteriormente o produto final na página e nas redes sociais da escola.

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No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

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