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Casas Sustentáveis: Monitorização Ambiental utilizando o micro:bit

Os alunos partem do desafio de imaginar como tornar as casas mais eficientes e amigas do ambiente. Com o apoio do Micro:bit e do Tinkercad, projetam e constroem protótipos de casas sustentáveis que integram sensores de temperatura, humidade e luz. Programam sistemas inteligentes que simulam soluções reais (iluminação eficiente, controlo térmico, reaproveitamento de água) e analisam os dados recolhidos para avaliar o impacto no consumo de recursos.

No final, apresentam os protótipos à turma, relacionando a tecnologia com os princípios do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Robô controlado por gestos, recorrendo à Inteligência Artificial

Os alunos irão construir e programar um robô carro controlado por gestos, recorrendo a técnicas de aprendizagem automática no software PictoBlox. Através de uma câmara, os gestos são captados e interpretados por um modelo de Inteligência Artificial (IA), que envia comandos ao Arduino via Bluetooth para controlar os motores.

Qualidade do Ar no Laboratório de Ciências

Os alunos constroem e programam um protótipo de monitorização da qualidade do ar, recorrendo a Arduino, sensor de gases, diodo emissor de luz (led) de aviso e buzzer. O circuito é montado numa breadboard e previamente simulado no Tinkercad, 
utilizando programação por blocos. O sensor permite detetar dióxido de carbono (CO₂) libertado durante reações de combustão, sinalizando os resultados através do led e do buzzer. As etapas do processo e as conclusões são divulgadas numa página web, 

MicroPassos: Conta e Transmite

Os alunos utilizam o micro:bit para criar um contador de passos digital, semelhante a um pedómetro. Programam o acelerómetro para registar o número de passos e transmitem os dados, via rádio, para outro micro:bit. Durante a atividade, exploram funcionalidades como reiniciar a contagem através dos botões, definir grupos de rádio, enviar e receber dados, e associar alertas visuais e sonoros ao atingir um objetivo.

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Explorar o Campo de Futebol com o Micro:bit: da Medição à Reportagem

Os alunos procuram conhecer as dimensões reais do campo de futebol da escola, utilizando o Micro:bit para registar passos e transformar esses dados em medidas concretas. Com base nas medições, calculam o comprimento, a largura, a área e o perímetro do campo, bem como as dimensões do círculo central. Os resultados são depois convertidos em escala e 
representados graficamente.

Máscaras e Entrudos - Património, cultura e tradições

Os alunos fazem uma pesquisa sobre o Entrudo de Lazarim e, com recurso aos equipamentos LED, documentam e recriam estas tradições. Em grupo, gravam entrevistas e produzem pequenos vídeos, digitalizam máscaras através de fotografia e fotogrametria, modelam e imprimem réplicas em 3D e criam postais visuais em várias línguas. No final, apresentam os seus produtos multimédia e físicos à comunidade escolar, contribuindo para preservar e divulgar o património cultural de forma inovadora.

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De Argonautas a Astronautas… a inacreditável aventura de ser Descobridor AEPAS: Os Lusíadas: Viagem de Vasco da Gama com o mBot

Os alunos do 9.º ano recriam a viagem de Vasco da Gama a partir da leitura de Os Lusíadas. Pesquisam informações sobre a rota da armada e selecionam estâncias que descrevem locais de paragem. Na aula de Educação Visual, desenham o mapa e a rota que servirá de base ao percurso do robô. Na disciplina de TIC, programam o mBot para seguir essa rota, integrando gravações de textos e versos escolhidos. Modelam e imprimem em 3D a figura do Adamastor, a partir da interpretação das estâncias 39 e 40 do Canto V.

Mitose em alta-definição: Aprender com o Microscópio LED

Os alunos do 11.º ano, nas aulas de Biologia e de Geologia, realizam a atividade laboratorial de observação da mitose em células vegetais, uma aprendizagem essencial da disciplina. O cenário diferencia-se pela utilização do microscópio LED com tablet incorporado, que permite capturar, editar e partilhar imagens de elevada qualidade, facilitando a análise das fases do ciclo celular. Em pares, os alunos preparam as suas lâminas, observam e registam imagens, tratam-nas digitalmente e produzem uma apresentação científica para partilhar com a turma.

Missão Espacial: O Desafio do Perímetro da Circunferência

Os alunos investigam como calcular o perímetro da circunferência, através da construção e programação de um robô explorador. Em grupos, são desafiados a imaginar-se numa missão espacial, em que o robô deve percorrer exatamente 100 𝑐𝑚 para transportar mantimentos a uma equipa de astronautas. Começam por medir rodas de diferentes tamanhos e testar estratégias para calcular o perímetro, descobrindo a relação entre o diâmetro e a constante 𝜋. Com o apoio do GeoGebra e da calculadora, confirmam as conjeturas e deduzem a fórmula do perímetro da circunferência.

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“Quem é quem?” – A Fada Oriana

Os alunos do 5.º ano, no âmbito da disciplina de Português, leem e exploram a obra A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner, e para além disso, consolidam aprendizagens sobre o revestimento do corpo dos animais. Em grupos, jogam uma versão adaptada do “Quem é Quem?”, retirando descrições de personagens humanas e animais da narrativa. A partir da personagem sorteada, programam o robô LEGO Spike Prime para percorrer o tabuleiro e alcançar o destino correto, recorrendo a sensores de cor e de distância.

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No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

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