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AstroBit

Astrobit


Os alunos irão investigar o impacto provocado num ovo ao atingir diferentes superfícies. Para tal, realizarão lançamentos a partir de diferentes alturas e analisam os fatores que influenciam a sua quebra, como aceleração, velocidade, força ou altura. Com base nos dados recolhidos, irão utilizar o micro:bit e a plataforma CreateAI para treinar um modelo de aprendizagem de máquina que simule o comportamento do ovo sem necessidade de o partir a cada teste. Para isso, irão programar e testar diferentes modelos, ajustando os dados do acelerómetro do micro:bit até conseguirem prever as condições seguras de impacto. No final, irão comparar os resultados obtidos com os testes iniciais e discutir os prós e contras da abordagem com o micro:bit, refletindo sobre as potencialidades da modelação digital em problemas reais.

Ver recurso:
astrobit (353.22 KB)

Ano(s) de Escolaridade(s)
3.º Ciclo 7.º ano 9.º ano

Tipo(s) de LED
LED 1 Equipamento Comum Computador portátil Área da Programação e Robótica Kit A - de iniciação à eletrónica

Área(s) de Competência(s)
Pensamento crítico e pensamento criativo Raciocínio e resolução de problemas Saber científico técnico e tecnológico Informação e comunicação Bem-estar, saúde e ambiente

Nível e Disciplina:
3.º Ciclo Físico-Química

Duração
5 (aula(s) de 50/45 minutos)

No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

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