Passar para o conteúdo principal
 Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Informática

38.ª edição das Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Informática

À semelhança de anos anteriores, a APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação , em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e com a Universidade de Princeton, organiza, no ano de 2026, a 38.ª edição das  Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Informática .

Trata-se de uma iniciativa particularmente relevante no contexto digital atual e na formação e preparação de todos os alunos portugueses. 

Na edição de 2026, pretende-se lançar um projeto orientado para a promoção da participação de mais raparigas nas olimpíadas, através da criação de incentivos adicionais e do compromisso de constituir uma delegação nacional para as EGOI (European Girls’ Olympiad in Informatics). Esta iniciativa enquadra-se num conjunto mais amplo de políticas e projetos, designadamente o Programa Nacional de Raparigas nas STEM, liderado pela CIG (Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género), e o projeto STEAM-IT, liderado pela Direção-Geral da Educação (Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação), ambos com o objetivo de sensibilizar e atrair mais raparigas para as áreas das ciências e das tecnologias da informação. 

As inscrições no evento podem ser realizadas no website das Olimpíadas Nacionais e Internacionais até às 23:59 horas de dia 15 de março de 2026.

Disponibilizamos o  cartaz de divulgação , solicitando a sua divulgação junto das diferentes comunidades educativas.

No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

Últimas Notícias