A Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito dos Laboratórios de Educação Digital (LED), promove o Evento Nacional LED, a realizar no dia 6 de junho de 2025 (sexta-feira), no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, entre as 09h30 e as 17h00.

Este evento tem como principal objetivo dar visibilidade a práticas pedagógicas de referência que evidenciem a integração curricular dos Laboratórios de Educação Digital (LED), através da partilha de experiências entre escolas.

Pretende-se garantir uma representação diversificada de disciplinas, ciclos e níveis de ensino, criando oportunidades para inspirar outras unidades orgânicas na adoção de abordagens inovadoras, inclusivas e sustentáveis, com recurso aos LED.

Os Laboratórios de Educação Digital foram distribuídos a 803 Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas (AE/Ena) com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e/ou ensino secundário, e destinam-se ao processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos desses níveis de ensino, seja nas vias científico-humanísticas, seja nas vias profissionalizantes. Esta medida está integrada na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do investimento TD-C20-i01-02 "Transição Digital na Educação".

Estes espaços e os respetivos equipamentos permitem potenciar experiências educativas inovadoras em todas as áreas do currículo.

Os LED apoiam a integração de práticas pedagógicas com recurso ao digital em disciplinas como Programação, Robótica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática, Ciências Experimentais, bem como nas áreas das Línguas, Humanidades, Artes, Educação Física, Cidadania, entre outras, promovendo a aprendizagem ativa, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento das áreas de competência definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Neste sentido, o Evento Nacional LED dará particular destaque à integração curricular dos LED nas disciplinas e áreas de aprendizagem, acolhendo também práticas dinamizadas em contexto extracurricular, como nos Clubes de Programação e Robótica, Clubes Maker, de Computação Experimental ou outros projetos desenvolvidos pelas escolas.